
Charcuteiro: saiba como fazer linguiça de churrasco de forma simples!
- Postado por ZAFE
- 0 Comentário(s)
Um ingrediente fácil de ser encontrado em qualquer supermercado é a linguiça. Mas você já pensou em produzir suas próprias receitas de embutidos para incrementar as vendas do seu negócio? O churrasco é uma paixão nacional e o empreendedor que souber explorar esse nicho, sem dúvidas, terá muitas chances de sucesso. Por isso, saber como fazer linguiça de churrasco pode render um ótimo lucro!
Investir nas próprias receitas de linguiça será um diferencial, afinal, os embutidos tradicionais são facilmente encontrados. O brasileiro gosta de novidades e, nesse caso, a receita básica pode ser incrementada com diversos outros ingredientes, como pimentas, queijos e defumados.
Para quem tem dúvidas sobre como fazer linguiça de churrasco e quais ingredientes usar, abaixo, listamos algumas dicas. Confira!
Por que investir na produção de linguiça artesanal?
O brasileiro tem se preocupado cada vez mais com a qualidade dos produtos que consome e isso inclui os alimentos. Seguindo essa tendência, a produção artesanal está sendo mais valorizada e o empreendedor do ramo alimentício pode e deve explorar essa novidade que, certamente, resultará em bons lucros.
A linguiça artesanal é um alimento apreciado na alimentação do dia a dia, pois é versátil e pode ser usada como base para inúmeras receitas. Além disso, também é a estrela dos churrascos de final de semana, sendo considerada um dos ingredientes indispensáveis.
Ou seja, o consumo é alto e o custo é baixo, por isso, é uma ótima alternativa para o empreendedor que quer fazer suas próprias receitas. Acredite, não é preciso fazer grandes investimentos para começar a produzir linguiças artesanais e os ingredientes usados também não são de alto custo.
Quais ingredientes básicos posso usar para fazer linguiça?
Basicamente, os ingredientes usados para fazer linguiça são:
- carne: normalmente, pernil ou lombo de porco;
- algum tipo de gordura para que a linguiça não fique seca. Pode ser bacon ou toucinho, por exemplo;
- temperos a gosto;
- água para dar liga;
- sal de cura, que ajuda a preservar o alimento e inibe a contaminação por bactérias e fungos;
- tripa natural, que vai revestir a linguiça. No caso de linguiça para churrasco o ideal é utilizar calibres mais grossos, como o calibre 32/34 por exemplo.
Além desses ingredientes, é preciso também ter alguns equipamentos que facilitam o trabalho, como o moedor de carne e o enchedor de linguiça. Para fazer linguiças diferenciadas, o ideal é apostar em especiarias que possam adicionar um sabor extra ao alimento.
Usar variados tipos de pimentas, queijos com o sabor mais intenso, como o provolone, ervas frescas que dão mais sabor, como o tomilho, e até mesmo um toque de vinho pode fazer toda a diferença no produto final.
Como fazer a linguiça passo a passo?
Com os ingredientes selecionados e os equipamentos adequados, a produção é simples. Veja o passo a passo a seguir:
- comece moendo a carne e a gordura escolhida juntas;
- depois, adicione os temperos a gosto e os demais ingredientes, amassando tudo até formar uma massa com textura pegajosa;
- o próximo passo é embutir a massa na tripa;
- finalize amarrando as pontas das tripas e, depois, torcendo os gomos.
Uma dica muito importante é sempre trabalhar com os ingredientes bem gelados, ou seja, depois de moer a carne e a gordura, deixe-as descansando no congelador até quase congelarem. Para facilitar, você pode usar uma batedeira para misturar os ingredientes.
Depois que a linguiça estiver pronta, o ideal é que ela descanse na geladeira por, pelo menos, 12 horas antes de ser assada. Como você pôde perceber, o processo é simples e você pode usar toda a criatividade para criar muitas receitas.
Depois dessas dicas sobre como fazer linguiça de churrasco, aproveite para curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas novidades!