
Como fazer linguiça mista? Aprenda 3 dicas importantes!
- Postado por ZAFE
- 0 Comentário(s)
No Brasil, diferentes tipos e linguiças são consumidas todos os dias, e um tipo que tem ganhado cada vez mais espaço é a versão artesanal. Sim, é possível fazer essa iguaria apostando em diferentes combinações de sabores e ganhar um bom dinheiro. No entanto, é preciso investir em matéria-prima de qualidade, aprender as técnicas certas e usar a criatividade. Para te ajudar, o tema deste post é como fazer linguiça mista!
No dia a dia dos brasileiros, diferentes tipos de linguiças fazem parte do cardápio, como as de frango, toscana, calabresa e mista. Para quem deseja aumentar os rendimentos de um negócio no ramo alimentício, apostar na produção de embutidos pode ser a escolha certa, já que os processos são simples e os custos baixos.
A linguiça artesanal mista é uma das mais pedidas, pois traz uma combinação de sabores interessantes que serve tanto para pratos do dia a dia como para o churrasco do final de semana. Confira dicas para preparar uma excelente linguiça mista!
1. Quais são as técnicas para fazer linguiça mista?
Independentemente do tipo de linguiça que será preparado, existe um passo a passo básico que deve ser seguido para facilitar o trabalho. Na prática, o ideal é começar organizando o espaço de trabalho nesta ordem:
- escolha um local adequado, bem ventilado e organizado para produzir as linguiças;
- organize as ferramentas e ingredientes que serão usados;
- moa a carne e a gordura que serão usadas na receita;
- adicione aos poucos os temperos e ervas selecionados;
- por último, coloque a carne na tripa.
Como a produção envolve muitas etapas, certifique-se de que o local escolhido para a produção seja bem arejado e com os equipamentos certos para o trabalho. Basicamente, as ferramentas usadas no processo são o moedor de carne, funil e utensílio que possa ajudar no preenchimento da tripa.
Depois que os temperos são adicionados, o ideal é deixar a carne descansar por cerca de 20 minutos antes que sejam colocadas nas tripas. Feito isso, a linguiça pode ser vendida fresca ou passar por processo de secagem antes de ser disponibilizada aos clientes.
2. Quais tipos de carnes e temperos usar?
No caso da linguiça mista, normalmente são usadas carne vermelha e de porco. Contrafilé e coxão mole são alguns dos cortes que caem bem nessa receita. Já quanto às carnes de porco, normalmente são usadas o toucinho sem a pele, panceta e pernil. Inclusive, uma boa receita é usar a mesma quantidade de carne vermelha, pernil suíno e panceta.
Não tenha dúvidas de que essa combinação será um sucesso, pois utiliza carnes bem saborosas que ajudam a valorizar a linguiça. Quanto aos temperos, aposte nos básicos como pimenta-do-reino, sal, alho, cheiro verde, cebola, alho e pimenta-dedo-de-moça, por exemplo.
3. Como manter a qualidade?
Manter a qualidade, ainda mais quando se trata da comercialização de alimentos, é fundamental. Por isso, comece escolhendo bons ingredientes para as suas receitas e invista também nos equipamentos adequados, pois todos esses detalhes influenciam positiva ou negativamente no resultado final do seu produto.
Lembre-se de que a concorrência é grande, então, estabelecer e manter um padrão de qualidade ao fazer linguiça mista são passos fundamentais para o sucesso do seu negócio!
E se você gostou deste conteúdo sobre como fazer linguiça mista, aproveite para seguir a gente nas redes sociais e não perder nenhuma dica. Estamos no Instagram e Facebook.