
Tire agora suas maiores dúvidas sobre conservante para linguiça
- Postado por ZAFE
- 0 Comentário(s)
Apesar de pouco falado, um dos fatores que mais pode fazer diferença na charcutaria é o uso de conservante para linguiça. Se você é fã desse tipo de alimento ou está investindo na produção profissional (em pequenas ou grandes quantidades), precisa ter atenção com esse ingrediente tão controverso.
Tal questionabilidade se deve ao fato dos conservantes serem utilizados em grande escala nas produções industriais, a fim de aumentar consideravelmente o tempo de vida dos alimentos. No entanto, o produto pode trazer males à saúde do consumidor, além de alterar o sabor e as caraterísticas da carne.
Será que o conservante para linguiça faz mal? Quais são os mais indicados? Como utilizar da forma correta? Tire as suas dúvidas agora mesmo e mantenha a sua produção livre de qualquer suspeita.
Conservantes são prejudiciais à saúde?
Antes de responder à questão, é fundamental dizer que os aditivos químicos são utilizados para a redução da oxidação do alimento. No caso das linguiças, eles ajudam a manter a cor da carne e evitam aquele sabor rançoso que você, certamente, já experimentou alguma vez na vida.
Eles também são responsáveis por acelerar o processo de cura quando interagem com o nitrito de sódio. O nitrito, inclusive, é o conservante responsável pelo tom rosado de grande parte dos alimentos provenientes do porco — como a linguiça, o presunto etc. É também o nitrito um dos mais polêmicos conservantes do mercado: além de estar vinculado a alguns tipos de câncer, ele reduz a libido.
Como utilizar conservante para linguiça?
Há alguns ingredientes naturais que podem funcionar muito bem como antioxidantes dos seus produtos, sem que ofereçam riscos à saúde dos consumidores. Algumas sugestões são extrato de alecrim e açúcares — como sacarose, dextrose, mel e lactose. Também é válido lembrar que existe uma grande parcela da população preocupada com uma alimentação mais saudável, que tem buscado produtos mais naturais.
O ácido ascórbico ou o eritorbato de sódio também podem ser bons aliados da sua produção, pois aceleram o processo de cura, caso você opte por utilizar o sal de cura. Uma medida indicada é de 0,01% de ácido ascórbico e 0,05% de eritorbato de sódio, para o peso da carne.
Se você usar sal de cura, é bom fazer uma pesquisa minuciosa sobre as quantidades máximas permitidas no Brasil, a fim de não ter problemas com a legislação vigente e com os consumidores.
Onde comprar conservante para linguiça?
Como vimos, o assunto pode gerar algumas polêmicas. Portanto, é imprescindível que você adquira todos os itens necessários para a sua produção artesanal com fornecedores de qualidade inquestionável — que além de garantir o melhor atendimento, certificarão a procedência de seus ingredientes.
A Zafe é uma empresa completa, que oferece desde o maquinário até os melhores ingredientes para produções de todos os tamanhos. E o melhor é que é possível fazer as suas compras por meio do site, com toda a segurança e comodidade. Conservante para linguiça, fixador, especiarias, tripas… Tudo o que a sua produção precisa, a Zafe tem — e garante os melhores preços e uma entrega agilizada!
Quer saber mais e começar a fazer as suas compras? Acesse o nosso site e fale com a nossa equipe!