
Moedor de carne para fazer linguiça: 4 dicas para comprar!
- Postado por ZAFE
- 0 Comentário(s)
Entre as pessoas que produzem linguiças artesanais, existem aquelas que preferem preparar a carne na ponta da faca e aquelas que optam pelo uso de um bom moedor de carne para fazer linguiça. Os dois métodos, obviamente, são capazes de garantir ótimos produtos.
Se você é do time que prefere a praticidade dos moedores, sabe quais são as características fundamentais que essa ferramenta precisa ter para ajudar na sua produção? E como escolher o melhor moedor para fazer linguiças e embutidos? Confira quatro dicas infalíveis agora mesmo!
Por que escolher um moedor de carne para fazer linguiça?
Antes de tudo, vale ressaltar que existem dois tipos de aparelhos com finalidades semelhantes: o picador e o moedor de carne. O picador é indicado para produções maiores, em grande escala. Geralmente é utilizado por empresas que comercializam carnes, e tem a capacidade de cortar em pequenos pedaços.
Já o moedor costuma ser destinado a produções menores e, como o nome sugere, faz a moagem da carne. Trabalhar com esse equipamento traz grandes vantagens para a sua produção de linguiças artesanais:
- torna o trabalho mais rápido e prático;
- permite a padronização das linguiças, afinal, a carne moída será bem semelhante (o que pode não acontecer ao cortar pequenos pedacinhos na faca);
- possibilita a escolha do tamanho da carne, de acordo com as chapas.
O que fazer para comprar o moedor perfeito?
Veja, a seguir, alguns cuidados que você deve tomar para acertar nesse investimento.
1. Leve em conta as suas necessidades
O primeiro fator a ser avaliado antes de comprar o seu moedor de carne para fazer linguiça é o tamanho de sua produção:
- quantos quilos de carne você pretende preparar (por dia ou por hora)?
- o tempo de moagem é um fator determinante (ou seja, você tem mais ou menos pressa)?
Após essas definições, analise o seu produto:
- todas as linguiças terão o mesmo tamanho ou você vai oferecer diferentes opções?
- quais tipos de carne serão passados no moedor?
- qual a qualidade da moagem que você espera?
2. Avalie as características do material
Questões respondidas, é hora de ir em busca do moedor ideal. Você pode observar, por exemplo, que os pontos acima são referentes à capacidade do equipamento. Ou seja, o tamanho e a resistência do seu moedor serão de acordo com a sua produção.
De nada adianta economizar e ter uma ferramenta que não suporte a sua demanda, não é verdade? Da mesma forma, é desnecessário investir em um super moedor para uma pequena produção de linguiças artesanais.
Analise os equipamentos mais conhecidos e bem avaliados do mercado, além de detalhes do material, como resistência, praticidade de limpeza e, até mesmo, facilidade de transporte.
3. Confira os acessórios já inclusos e os que serão necessários
Alguns moedores já vêm com mais de uma boca (de tamanhos diferenciados), o que auxilia na moagem de mais ou menos carne. Aí vai depender da sua necessidade.
Outro fator a ser considerado é que alguns equipamentos têm a função de moer outros ingredientes, como amendoim, mandioca ou coco. Parece curioso para uma produção de linguiças, mas pode ser útil se você pretende criar receitas inovadoras, concorda?
Além disso, muitas marcas oferecem a opção de comprar algumas chapas separadamente, para moer a carne mais fina ou mais grossa.
4. Encontre um fornecedor de confiança
Contar com um parceiro de confiança é fundamental para adquirir produtos de qualidade. Empresas renomadas no segmento de equipamentos e máquinas já estão comercializando os seus produtos online. É o caso da Zafe, um e-commerce com tradição que atende desde grandes negócios (como frigoríficos, supermercados, padarias e hotéis etc.) até consumidores comuns.
Agora que você já tem todas as informações de que precisa para comprar o seu moedor de carne para fazer linguiça, pondere as suas necessidades e, principalmente, avalie o produto que pretende preparar.
Quer investir de verdade no seu negócio? Confira as opções de máquinas disponíveis no site da Zafe!