
Profissão Açougueiro: o que você precisa saber para ser um ótimo profissional
- Postado por ZAFE
- 1 Comentário(s)
A profissão de açougueiro é muito ampla no mercado de trabalho e o espaço vem crescendo para aqueles que se qualificam. Anteriormente, muitos deles não se especializaram para exercer a profissão, mas o mercado não permite mais amadorismo.
Hoje, um açougue de sucesso precisa contar com bons profissionais para crescer e se destacar da concorrência. Se você quer se tornar um profissional qualificado para trabalhar em casas de carne, você veio ao lugar certo.
No post de hoje daremos dicas que irão te ajudar a ser um excelente açougueiro. Continue a leitura e confira!
O que faz um açougueiro?
Um açougueiro é o profissional que fica responsável por atender pedidos de carnes e oferecer um serviço bem feito, de acordo com a preferência dos clientes e com a máxima higiene possível.
Para um rendimento melhor das vendas é indispensável que o açougueiro tenha prática com as carnes e que seja atencioso também.
Características necessárias para ser um bom açougueiro
Um bom açougueiro deve entender bem sobre a anatomia suína e bovina das carnes. Conhecendo as principais características de cada corte e sabendo a melhor forma de prepará-las, o profissional poderá orientar e ajudar seus clientes a escolher a melhor opção para suas necessidades.
Oferecer dicas e receitas pode ser ainda um diferencial para o seu negócio. Demonstrando conhecimento, os consumidores terão mais confiança no seu trabalho.
Falando em características não poderíamos deixar de citar que também é super importante:
- ter boa visão;
- ter as mãos firmes;
- habilidade com facas e máquinas de corte;
- ser paciente;
- conseguir se concentrar facilmente;
- obter capacidade de entender a todos os pedidos dos clientes.
É necessário ter uma formação para ser açougueiro?
Na verdade, não existe uma formação necessária para se tornar açougueiro, mas existem cursos profissionalizantes que ajudam a lidar melhor com todas as responsabilidades que esse profissional carrega.
Esses cursos, normalmente, são de curta duração. Sua parte teórica envolve conceitos de corte, higiene, refrigeração, armazenamento e outros.
A parte prática é a hora de pôr a mão na massa. O aluno prepara a carne e aprende novas habilidades. Geralmente essa etapa é feita em parceria com frigoríficos.
Existem diversos cursos para açougueiros no mercado, mas é importante escolher um que seja de qualidade e recomendado por instituições conhecidas.
7 atividades principais de um açougueiro
- fazer a separação da carne por categorias;
- manter o ambiente de trabalho sempre limpo — caso não haja funcionário próprio para isso;
- manter o uniforme limpo;
- limpar a gordura da carne;
- ser atencioso ao atender e cortar a carne na preferência do cliente;
- embalar de forma adequadamente o pedido do consumidor;
- manter a carne sempre em refrigeração adequada.
Atuação e especialidades
Existem diferentes locais em que um açougueiro pode trabalhar, como supermercado, casa de carnes/açougues, frigorífico, etc.
Nas casas de carnes e açougues, o açougueiro pode ser o proprietário, inclusive temos um post aqui no blog falando sobre como abrir uma casa de carnes.
Em supermercados existe uma seção de carnes onde o açougueiro exerce seu trabalho, porém nem todos tem acesso diretamente aos clientes — isso varia de mercado para mercado.
Nos frigoríficos, o profissional irá lidar com a carne fresca e prepará-la para que seja enviada para os demais locais que vendem carnes. O processo feito pelo açougueiro em um frigorífico é separar os variados tipos de carnes e fazer a primeira limpeza e inspeção dela.
Mercado de trabalho
Como sabemos, o mercado de trabalho para o profissional que trabalha com alimentos no geral é bem amplo. Nesse ponto, aqueles que buscaram uma especialização se destacam.
Se especializando, o leque de opções se expande para supermercados, açougues, casa de carnes, frigorífico, churrascarias e restaurantes.
Com todas essas dicas você se tornará um excelente profissional e a chance de emprego também aumenta bastante. Essas pontos também são fundamentais para quem quer abrir sua própria casa de carnes, afinal, todo conhecimento é válido.
Gostou das nossas dicas para ser um excelente açougueiro? Se você tiver alguma dúvida sobre a profissão, deixe seu comentário que nossa equipe ajudará a esclarecer.