
Você sabe como temperar linguiça? Aprenda agora!
- Postado por ZAFE
- 0 Comentário(s)
Para fazer bonito na cozinha, além de dominar as técnicas da gastronomia, é preciso investir — e muito — no uso dos temperos. Afinal, eles são os responsáveis por realçar o sabor dos alimentos e deixá-los ainda mais saborosos, marcantes e com a qualidade altíssima. Pensando nesse detalhe, trouxemos para o post de hoje as melhores dicas sobre como temperar linguiça artesanal.
Isso mesmo! Durante a sua fabricação, você pode usar os mais variados temperos, já que, no interior da membrana, há a possibilidade de adicionar substâncias de todos os tipos que podem variar de acordo com o paladar dos seus clientes.
Preparado para saber como realizar esse procedimento e desenvolver um produto sem igual? Continue acompanhando a leitura e fique por dentro!
Conheça os principais produtos que podem ser usados
A grande vantagem de produzir uma linguiça artesanal, também conhecida como “gourmet”, é que você tem a possibilidade de escolher todos os ingredientes que farão parte do produto. Esse é o caso dos condimentos, temperos, especiarias e até mesmo os tipos de carne que vão compor a sua receita. Na antiguidade, mais precisamente no período do Império Romano, as linguiças eram temperadas com poucas ervas aromáticas e sal. São elas:
- pimenta do reino;
- cebolinha;
- salsinha.
Tais condimentos são considerados naturais e, portanto, resultam em linguiças para quem tem o paladar simples. O mais interessante é que, com o passar do tempo, esse preparo foi se modificando e, hoje, é possível adicionar outros ingredientes para incrementar a receita, como:
- alho;
- orégano;
- cebola;
- sálvia;
- gengibre;
- louro;
- tomilho;
- alecrim;
- manjericão.
Conforme suas preferências, há ainda a possibilidade de adicionar alguns elementos diferenciados. Queijos, nozes e azeitonas são bons exemplos. Use a sua criatividade!
Aprenda a combinar os temperos
De nada adianta escolher bons temperos se, no fim das contas, você não consegue harmonizá-los em uma receita. Portanto, é sempre importante seguir algumas recomendações básicas antes de “colocar a mão na massa”.
O ideal é dar preferência aos temperos frescos e moê-los na hora do preparo. Se não for possível, você também conseguirá alcançar bons resultados utilizando os ingredientes secos. Esse é o caso da cebola desidratada, alho em flocos e gengibre em pó.
Agora, vamos ao que interessa: a mistura dos condimentos. Como você já pode imaginar, são inúmeras opções de especiarias disponíveis, fazendo com que muitas pessoas fiquem em dúvida na hora de escolher cada uma delas. Sem desespero! A dica é que você, inicialmente, escolha o tempero de acordo com o tipo de carne. Veja:
- para linguiça de frango: utilize coentro, páprica e salsa;
- para linguiça de porco: invista no tomilho, alecrim e sálvia.
Quer dar um toque especial na sua receita? Tudo bem! Separadamente, faça pequenos experimentos, sempre pedindo a recomendação de outras pessoas até encontrar a sua melhor fórmula.
Tenha cuidado para não errar nas medidas
Infelizmente, não são todas as pessoas que sabem como temperar linguiça de imediato. Muitas, inclusive, vivem “errando a mão” na adição do sal e outros temperos. Para não correr esse risco, basta seguir um cálculo simples: para cada meio quilo de carne, adicione 10 gramas de sal. O mesmo vale paras especiarias utilizadas no preparo. Não tem erro!
Por último, tenha cuidado: tanto as ervas secas quanto os temperos frescos podem apresentar contaminantes em suas composições. Para garantir um produto de qualidade, busque sempre por bons fornecedores.
Gostou das nossas dicas sobre como temperar linguiça e quer continuar acompanhando outros conteúdos como este? Siga a nossa página no Facebook, no Instagram e não perca as novidades!